CANTINHO FRATERNO-FRATERNAL CORNER BLOG

Livro no Lixo.


Ao longo dos últimos 25 anos, ele já conseguiu salvar mais de 10 mil títulos, guardados em caixas de papelão na Sala Cleuza Maria da Silva Bahia — nome em homenagem à sua mãe, que morreu há 7 anos —, na associação dos catadores.

“Espero contar com doações de estantes para abrir o espaço para as cerca de 7 mil pessoas da comunidade”, diz Zumbi. Ele conta que estudou apenas até o 2º ano do Ensino Fundamental, mas aprendeu a ler e escrever através dos livros que resgata no aterro sanitário. “Já perdi a conta de quantos livros li nas últimas duas décadas. Graças a eles, hoje sou uma pessoa informada e antenada com o mundo”, garante.

Entre as “caixinhas de surpresas”, como Zumbi chama carinhosamente os livros, estão dicionários, manuais de informática e de noções de Direito Penal e obras de ficção famosas como ‘O Código da Vinci’ e ‘Anjos e Demônios’, do badalado escritor norte-americano Dan Brown. Entre os achados, há também sucessos de grandes autores brasileiros, como Carlos Drummond de Andrade (‘O Avesso das Coisas’ e ‘Contos de Aprendiz’), Clarice Lispector (‘A Hora da Estrela’), Machado de Assis (‘Dom Casmurro’) e Paulo Coelho (‘O Alquimista’).

A iniciativa do catador é lição de vida e alerta para o poder público. Estudo recente feito pelo Movimento Todos pela Educação apontou que seria necessária a construção de 25 bibliotecas por dia no Brasil até 2020, para atender a uma lei sancionada ano passado, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, determinando que todas as 200 mil escolas de educação básica devem ter biblioteca.
------------------------------------------------------------------------------------------------------

É realmente uma lição de vidae inspirador.
Voce sabia que com uma capa de livro voce faz uma bolsinha?
Não jogue no lixo. Doe, Reutilize.

Nenhum comentário:

Postar um comentário