CANTINHO FRATERNO-FRATERNAL CORNER BLOG

Pronto Socorro Publico

 Dia 31 de dezembro de 2010, levei mimha irmã no pronto socorro de Santos/SP. Ela estava vomitando muito, suando, dores musculares. Achamos que poderia ser virose ou dengue. Entramos as 4 da tarde e saimos as 8 da noite. Fiquei indignada com tudo ao meu redor. Parecia que estava na fila de espera de um restaurante, não parava de entrar gente doente, mas a diferença, é que nem sequer haviam cadeiras suficientes para todos sentarem!

Nesse periodo de 4 horas, naquele corredor frio, os pacientes que esperavam para serem atendindos, não paravam de reclamar, inclusive eu!

Chegou um rapaz que sofreu acidente de moto, passou na frente de varios, o medico o atendeu e disse que tinha de dar uma saida e voltaria. O rapaz foi procurar uma enfermeira para ver o que aconteceu, pois o medico nao havia retornado, apos uma hora! A enfermeira foi procura-lo e nao retornou! Por fim, acho que a namorada dele ( ou esposa) fez um barraco no corredor para que alguem, finalmente o pudesse socorre-lo!!! O que é isso? Onde estamos???

Minha irma foi atendida e colocaram soro. Ela me chama e vejo o seu braço inchar com um carosso enorne. Vou falar com a enfermeira e perguntar se alguem poderia checar, ela me diz: traga-a aqui. Nesse tom. A levei, olhou o braço dela e diz: deixa ela ai que vou checar e pegando no meu braço esquerdo, ja me colocando para fora da sala diz: a senhora fica la fora esperando por ela. Aquilo me subiu!! Olhei para ela num tom delicado e disse: Bem, irei esperar la fora, mas pode ser mais calma?

Gente, olhas as fotos do pronto socorro. Cadeiras enferrujadas! Goteiras! Para que pagamos impostos?

Nós pacientes, temos direitos!! Imprimam, carreguem na bolsa e começem a exigir os seus direitos. Não é  porque é um Pronto Socorro Publico, que temos de ser tratados como animais. Se não estão feliz com o emprego escolhido procurem outro. Não descontem nos pacientes!!!

Eu conto nos dedos quantos atendimentos publicos frequentei e alguem olhou para mim com um certo sorriso e disse: Bom dia!

http://www.aboi.org.br/DireitoaAcompanhantenoHospital.pdf

http://www.gforum.tv/board/1677/335450/publicada-lei-que-garante-direito-de-acompanhamento-doentes-no-sns.html

http://bvsms.saude.gov.br/html/pt/dicas/165visita_aberta

http://www.orientacoesmedicas.com.br/seusdireitos.asp

http://www.al.ce.gov.br/legislativo/tramitando/body/pl25_05.htm

http://portal.saude.rj.gov.br/Guia_sus_cidadao/pg_11.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário