CANTINHO FRATERNO-FRATERNAL CORNER BLOG

Por falar em artesanato...calculando....

Gostei do artigo da Rafaela Palasio em como calcular o que produzimos para a venda:


Use um guia:

- gasto com materiais (é preciso saber quanto você pagou cada item, e quantos itens você usou para fazer a peça)

- tempo gasto para desenvolver o trabalho, quanto tempo foi gasto? (crie uma regra, por ex. você pode calcular um valor base como um salário, imagine um salário de 1000,00 (ou um salário mínimo – pra começar) dividido por 30 dias)
Ex. um dia de trabalho tem 8 horas, num mês serão 240 horas, divida o “salário” 1000,00 por 240 e terá o valor de trabalho por hora 3,70 centavos.

- utilizou energia elétrica (aqui divide-se o valor da conta mensal pelas horas (e tem-se a media do valor gasto a cada hora)
Ex. um mês de trinta dias tem 720 horas, suponha que você gasta 250,00 reais de energia elétrica, divida 250,00 por 720 horas e você terá um valor de 0,34 centavos por hora.

- telefone (olhe sua conta e insira os telefonemas para cada local, cuidado caso trabalhe em casa para não inserir todas as ligações)
Aqui você vai inserir os gastos no mês seguinte quando vier a conta de telefone. Caso possua um local separado de casa inclua todas as ligações.

- papelaria (todos os gastos como: lápis, caneta e papel, etc)

- inclua mais algum gasto que possivelmente você teve, como transporte, refeição, etc.

Agora temos o gasto total para criar a peça:

Digamos que você gastou 8,00 para criar a peça, calcule 30% desse valor, Ex. 8,00 x 30% = 2,40
8,00 + 2,40 = 10,40 valor de revenda.

Revendedores: neste caso você deve combinar o pagamento pelas vendas, em geral paga-se por porcentagem do valor total vendido. Usa-se uma porcentagem de 6 a 10 %, mas tudo isso depende de você, uma forma de incentivar as vendas é oferecer uma peça para a vendedora que atingir um numero x de peças ou valor. Lembre-se de observar as peças que ficam paradas e acabam não sendo vendidas, recicle ou refaça se possível, para não perder os materiais (em bijuterias é possível desmontar e utilizar as peças para um novo trabalho)

Bom agora que estamos falando da melhor parte, que é o seu lucro, devemos lembrar também que é necessário utilizar o dinheiro que entra para adquirir novos materiais e dar rotatividade ao negócio, não se iluda gastando o dinheiro em materiais que vai usar “um dia” e procure também não misturar o dinheiro das vendas com outras entradas, se, por exemplo, você já tiver um emprego fixo, separe o dinheiro para investir e outro para você, você determina o quanto deve separar, o ideal é que você divida em três partes.

Uma parte para você – “salário”
Uma parte para emergências – compra de algum material mais caro ou de um equipamento e quem sabe manutenção de alguma máquina.
Uma parte para giro – compra de materiais – reposição de matéria prima.

E essa dica vale também para a vida! Quando gastamos o dinheiro todo e não temos uma pequena reserva, mesmo que pequena, entramos em desespero diante de algum problema de saúde ou coisa assim não é, mesma coisa é no negócio!

Outra coisa, não se sinta constrangida de começar pequeno, com poucas peças, comece dentro das suas possibilidades, tenha perseverança e garra!

Não esqueça que o acabamento do trabalho é super importante! Dedique e aprimore seus trabalhos! Utilize embalagens bonitas, tenha papeis de presente (cobre uns centavos a mais) e serviços de entrega e cartões, nessa área vale tudo, use sua imaginação inove! Fique de olho nas tendências invista em revistas, observe na TV o que rola em novelas e programas, crie novas possibilidades!






Nenhum comentário:

Postar um comentário